Quem Somos

O Colégio Geração Raízes entende a aprendizagem como uma construção constante, que se dá a partir de interações que os sujeitos estabelecem entre si e com o meio em que vivem. O conhecimento que se constrói a partir do que essas relações mobilizam, no indivíduo, a criação, a significação e a ressignificação de conceitos anteriormente construídos, levando-o a novas investigações.

Crianças e adolescentes são protagonistas dessa aprendizagem, sujeitos históricos e sociais que exercem papel ativo, com características próprias da sua idade e do contexto onde se inserem, portanto pessoas singulares e em desenvolvimento, agentes e produtores da vida social.

A partir dessa visão processual de aprendizagem, o Colégio Geração Raízes cria condições para que alunos e educadores construam seu papel de produtores de saberes e conhecimento, com vistas a uma inserção comprometida com a realidade social.

A proposta pedagógica privilegia o agrupamento de alunos em faixas etárias, com a preocupação de respeitar as características da criança e do adolescente, de modo que possam ser acolhidos e educados em suas demandas singulares.

A concepção de infância, adolescência e aprendizagem demandam uma proposta educativa que permita a compreensão da realidade e o desenvolvimento do ser humano nos seus níveis intelectual, afetivo e emocional, seu compromisso com a ética e a responsabilidade social e planetária, numa visão de educação integradora e formadora de caráter.

O currículo do Colégio Geração Raízes, visto como plano de ação dessa tarefa educativa, propõe-se à formação do pensamento global e sistêmico do aluno, possibilitando sua autonomia, inserção social e a resolução de problemas complexos pertinentes à realidade.

Portanto, atendendo às singularidades do estudante, o colégio alicerça-se em uma concepção educativa dinâmica, em que o aluno, protagonista e construtor de saberes, portador de direitos, necessidades e deveres, é motivado a participar, ativamente, de seu processo de aprendizagem e a interagir, de forma responsável, com a coletividade. Busca-se fortalecer, no aluno, uma atitude de comprometimento na esfera do conhecimento, no exercício da vontade de aprender.

Pretendemos formar um cidadão que aceite o outro e suas diferenças, exponha sempre seu ponto de vista, seu olhar crítico, porém construtivo, que saiba pensar e agir mediante as diversas situações vivenciadas, não se acomodando com “coisas” prontas e iguais, mas que possua uma constante inquietação.

Portanto, teremos uma escola que faça parte da realidade do aluno e que contribua para o seu desenvolvimento.